Olá

Iria Ferreira

Nutricionista e Coach de emagrecimento
Cédula Profissional - 0440N
  • Instagram
  • Facebook
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

Consulta de Nutrição

A alimentação, para além de uma necessidade fundamental do ser humano, é um dos fatores que mais afeta a nossa saúde. “Somos o que comemos” é um velho ditado que traduz bem este facto.

 

O ato de comer, para além de satisfazer necessidades biológicas e energéticas inerentes ao bom funcionamento do nosso organismo, é também fonte de prazer, de socialização e de transmissão de cultura. No entanto, não basta ter acesso a bens alimentares. É preciso “saber comer”, ou seja, saber escolher os alimentos de forma e em quantidade adequadas às necessidades diárias, ao longo das diferentes fases da vida.

 

Nas sociedades ocidentais, muitas das doenças crónicas responsáveis por doença e mortalidade prematura (obesidade, cancro, doenças cardiovasculares, osteoporose, entre outras) estão diretamente relacionadas com a prática alimentar.

 

Contudo, ter hábitos alimentares saudáveis não significa fazer uma alimentação restritiva ou monótona. Pelo contrário, um dos pilares fundamentais para uma alimentação saudável é a variedade. Quanto mais variada for a seleção alimentar, melhor! Diferentes alimentos contribuem com diferentes nutrientes o que enriquece, potencialmente, o dia alimentar de cada pessoa.

 

Ao optar por hábitos alimentares mais saudáveis, não tem que abdicar daqueles alimentos menos saudáveis de que tanto gosta. O importante é que o consumo desses alimentos constitua a exceção e não a regra do seu dia-a-dia alimentar.

 

Por outro lado, é fundamental procurar obter um equilíbrio entre a energia que se consome e a energia que se gasta – ou seja, não se deve consumir mais energia do que aquela que se consegue gastar, caso contrário haverá acumulação de gordura e aumento de peso!

 

Na consulta de Nutrição terá a oportunidade de refletir sobre a sua alimentação e adaptar/reeducar alguns dos seus hábitos alimentares de acordo com os seus objetivos, tendo sempre em conta a sua saúde.

 

Através do coaching serão utilizadas técnicas comprovadas e perguntas assertivas, que o irão ajudar a desenvolver habilidades e competências, identificar pontos de melhoria, vencer limitações, definir metas e objetivos e assim, alcançar seus resultados desejados.